16 de out. de 2013

Tutorial | Banco de séries
Helena Souza16 de out. de 2013

A ferramenta que nenhum seriador deve abrir mão..

Já algumas semanas eu venho percebendo que eu saio falando para os quatro ventos de como que é incrível o Banco de Séries, mas nunca explico detalhadamente cada canto do site para que as outras pessoas se apaixonem pelo site assim como eu. Já que agora eu tenho esse meio de falar para todo mundo como é, mãos a obra! E assim vocês entenderam porque o BS é o melhor site para se organizar com suas séries.

Mas antes de tudo, uma pergunta que incrivelmente é a mais feita pelas pessoas: o Banco de Séries serve para assistir séries online?
Não, você não assiste as séries por meio dele, o site serve apenas e somente para você se organizar, saber de episódios novos e etc.


Agora sim vamos começar.

Ao entrar no site (http://bancodeseries.com.br/), clique em Cadastrar (1) e digite os campos que pedir ou se preferir, vá em Login (2) e entre com sua conta do Facebook (3)


Agora vamos para a barra que aparece no seu perfil

4 - Te leva para o seu perfil.
5 - Tem as opções: Minha Agenda (mostra as datas dos próximos episódios das suas séries), Hoje na TV (mostra quais episódios vão passar hoje, independentemente de você ter na sua grade a série) e Quando Volta/Estreia (mostra as datas do retorno/pilot de todas as séries).
6 - Minhas Séries: onde mostra todos os detalhes de você com as séries (explicarei mais abaixo).
7 - Top, local do site onde mostra as top séries, top episódios e top users.
8 - Local onde você procura sua série e users.
9 - No Índice está guardado todas as séries que o Banco de Séries tem gravado, basta você filtrar da maneira que escolher e pronto, achará sua série perfeita que você nuca tinha ouvido falar.
10 - Quando alguém quer te adicionar como amigo, ali mostra.
11 - Quando alguém te envia uma mensagem privada, ali mostra.
12 - Quando alguém favorita algum comentário seu, ali mostra qual série e qual episódio foi favoritado (aí é só clicar para ir até o episódio do comentário).
13 - Quando alguém responde algum comentário seu, ali mostra (mesmo esquema do passo 12).
14 - Quando você desbloqueia algum badge (explicarei mais abaixo o que é e como ganhar), ali mostra qual foi, então é só clicar e desbloquea-lo.
15 - Local onde você acessa as configurações de sua conta.

Como adicionar séries na sua grade


16 - Para adicionar na sua grade.
17 - Caso você queira ver algum dia e por algum motivo você não pode começar agora, clicando aí você adiciona na sua grade, porém, ela vai para geladeira (uma forma de você não esquecer da série).
18 - Quando você quer ficar em dia rapidamente com alguma série, você faz a maratona, o site calcula a média de quantos episódios por dia você está assistindo.
19 - Séries similares. Esse lado serve apenas para você testar o quão seriador é, se estiver em um estágio avançado, você vai clicar em todas elas, gostar da história e adicionar na sua grade haha
20 - Dar nota para a temporada funciona somente nos episódios que você não deu nota. É uma nota geral essa opção. Caso queira dar uma nota diferente em algum episódio, dê antes de dar a nota para a temporada.
21 e 22 - Eu acho que é melhor você entrar no episódio para marcar como visto e dar a nota para ele, assim você vê o comentário das pessoas e a média de nota, mas caso você estiver marcando porque já assistiu a série, então é mais prático marcar por fora mesmo.
23 - Quando você quiser comentar alguma coisa da série sem necessariamente estar ligado com algum episódio.
Não vou mostrar dentro de cada episódio porque é super fácil mexer ali. Só de olhar já sabe. Mas peço para que dê preferencia para os links do Maníacos por Reviews quando tiver algum u.u haha

Explicando o Minhas Séries


Aqui é onde eu costumo falar que mostra os rins da sua relação com as séries. Sério. Ele te fala tudinho.
24 - Serve para aquele dia em que você não sabe qual série assistir, o Banco de Séries te dá sugestão de episódios de séries que estão na sua grade.
25 - Estatísticas mostram tudo, tudo, e se você for um seriador de consciência pesada, não vai conseguir dormir direito quando ver o quanto de horas gastou e o quanto que ainda vai gastar (ele conta também as séries que estão na geladeira) assistindo séries.
26 - Dados de todas as suas séries, dependendo do tamanho da sua grade, tem muito mais aí para baixo, no caso eu, não consegui tirar print dela inteira, mas mostra os dados até das suas séries abandonadas (quantas horas passou assistindo e se está ativa ou finalizada)
27 - Esse projeto trata-se do seguinte: ao final da Fall Season, o Banco de Séries vai calcular quantos pilots de estreantes dessa Fall você assistiu, se tiver 70% ou mais assistidos, você irá ganhar um badge.
Sim, você nunca vai conseguir largar essa vida de séries. Eu já aceitei isso.

Seu perfil


28 - Mostra os detalhes seus com relação ao quanto de episódios já assistiu. "Como faço para ter 100% de Assiduidade?" O Banco de Séries mede isso com os seus últimos 50 dias, então a cada dia que você atualizar alguma coisa nele, você ganha 2%. O importante é não deixar sua conta parada, então vale marcar algum ep visto, dar alguma nota, algum comentário, colocar/tirar série da grade, colocar alguma na geladeira, enfim.
29 - Esses são os badges. "Para que serve?" Os badges são selos que você ganha, cada um tem seus requisitos para ser liberado. "Como ganho?" Para saber o que cada um necessita, clique no botão do passo 14 do tutorial e ele vai te levar para onde tem todos os badges, lá mostra os detalhes de cada um deles.
30 - Lugar onde está todas suas séries ativas e mostra sua situação com elas
31 - Onde mostra suas séries finalizadas. Onde está Potencias Maratonas fica as séries da sua grade que já foram finalizadas, mas que você não assistiu tudo ainda.

                   Obs.: Quando você terminar de assistir uma série, NÃO tire ela da sua grade. Caso faça isso, ela vai para a Abandonadas e não Finalizadas, o que não faz algum sentido, visto que você já assistiu todos os episódios dela. Então repito: ao assistir tudo uma série, NÃO tire ela da sua grade, porque automaticamente ela vai para Finalizadas.

32 - Onde fica todas as suas séries que um dia você vai assistir.
33 - Abandonas são as séries que você assistiu algum(ns) episódio(s) e por algum motivo não quis mais assistir ela. Mas também é onde fica as séries que você assiste esporadicamente, então, como não as acompanha, você não necessariamente adiciona na sua grade.

Bom, acho que é apenas isso para falar sobre o Banco de Séries. Esse site não é um bicho de sete cabeças, ao contrário, ele facilita muito a sua vida. Tanto que eu era uma usuária assídua do Orangobug (aka Orangotag), mas depois que eu conheci o BS, larguei de tudo e fiquei somente nele. Sou declaradamente fã do site. Todo mundo que me conhece sabe disso haha
Caso tenha alguma pergunta de algo que eu não expliquei ou que expliquei e você não entendeu, deixe aqui nos comentários que respondo tranquilamente. Espero que quem não tenha conta no site, após ler esse tutorial faça uma. E se fizer, me adicione! Até quem já tem, pode me adicionar :p

Sobre:
Helena Aquela garota que ama conversar sobre séries. Sério. E ela tem a incrível habilidade de criar as mais loucas teorias quando se envolve com alguma delas. As primeiras séries que assistiu foram Xena e Caçadora de Relíquias na Record aos 10 anos e desde então sua watchlist apenas aumenta. Banco de Séries e Twitter.