22 de jan. de 2014

The Tomorrow People - 1x10 • The Citadel
Unknown22 de jan. de 2014


Um verdadeiro líder nunca deixa suas emoções interferirem em suas ações.

Eaí galera, hoje vim com mais uma analise de episódio, semelhante ao esquema de BATB, no entanto hoje estou realmente muito mais virada para o tema científico. Então não se admirem se de repente eu começar a falar sobre hormônios, órgãos e sinapses, okay?

O episódio começa com o desespero de Cara e dos espetadores vendo Stephen não regressar à vida após sua tentativa de regressar ao limbo para encontrar o seu pai.
Depois da tortura de segundos na incerteza se Steph voltaria ou não, vemos o personagem caminhando no limbo em direção ao seu pai, concretizando sua missão, mas eles não têm muito tempo e as informações repassadas por seu pai são específicas, mesmo que ainda não muito claras para Stephen.
É neste momento que começa aquela típica cena do last second, em que tudo pode ocorrer rápido e sem precedentes, mas um dos personagens, ou ambos, ficam adiando a cena até o último segundo. Já estamos tão habituados a ver isso acontecer, mas ainda assim é uma situação um tanto inaceitável mas totalmente explicável de um modo cientifico resumido em, ansiedade, adrenalina, impacto, memória.

Stephen é trazido de volta e novamente sua credibilidade sobre o limbo e encontro com seu pai é questionada, principalmente depois de suas provas serem refutadas por Cara. Ao que parece, tudo o que acontece no limbo não é considerada uma memória viva, logo é armazenada em outro hipo-campo cerebral ao qual Cara não tem acesso.
A surpresa nessa primeira cena ocorre quando John realmente leva em possibilidade que a experiência pós morte de Stephen tenha resultado, no entanto nós sabemos que John nunca foi realmente contra Stephen e sim apenas sentia/sente ciúmes da ligação de Cara com o rapaz.
John já provou até aqui que é um rapaz justo, equilibrado e líder nato, mesmo tendo guardado segredos tão obscuros dos quais obviamente ele se arrepende.
Cara continua duvidando plenamente de Stephen, talvez na desesperança e receio de levar tudo aquilo longe demais para depois só haver desilusões as quais ela prefere evitar, mas Stephen continua seguro de si.

O contraste dos temas tensos e envolventes com as cenas calmas e caseiras são um ponto de equilíbrio para o personagem e para o espetador, que remota o seriado uma realidade alternativa mais próxima da nossa. É interessante observar como o personagem está desgastado da sua experiência pós morte e ainda regressa a casa para um jantar de família com temas banais e preocupações de um típico filho normal. E isso se denota mais quando ele ainda tem esperanças que após o regresso do seu pai, sua família possa fazer um restart, ou melhor, apenas um play e continuar de onde tinha parado.

Há um momento de impasse e ciúme por parte de Cara após ver Morgan e John um tanto íntimos, mesmo que em uma convivência casual, no entanto a garota continua impassível na sua relação hostil para com John após descoberta toda a verdade sobre o que ele fez no passado. Isso a impede de ter esperanças de que Roger esteja realmente vivo e a faz acusar John de se aproveitar da vulnerabilidade de Steph para conseguir o perdão do mesmo.
John está entre a espada e a parede e nesse caso Cara é a espada. Por um lado ela o acusa de mentir e atira na sua cara tudo de errado que ele fez, mas por outro quer mantê-lo calado. Isso acabará por levar John a algum ponto de explosão. No entanto John é corajoso e determinado e prefere revelar toda a verdade a todos os outros Seres do Amanhã do que continuar naquele impasse de acusações com Cara, no entanto ele prefere colocar sua cabeça numa bandeja para os colegas do subterrâneo após contar toda a verdade que havia escondido de todos até ali. Surpreendentemente Cara o defende das hostilidades, mesmo que ela mesma esteja desapontada com John. No entanto os Seres estão insatisfeitos, John é deposto como líder e Cara é indicada no seu lugar recebendo maioria dos votos.

A episódio se foca em uma espécie de prisão para os Seres, chamada Cidadela, repleta de cubículos unitários envidraçados e protegidos. Dois prisioneiros traçam um plano um tanto sangrento para as suas fugas, mas apenas um escapa, Errol.
Percebemos logo de início que Errol, além de um personagem mentalmente instável, é intensamente poderoso e potencialmente perigoso.
Cara traça um plano para invadir a prisão, tomando seu posto como nova líder com pujança e determinação, forçando Stephen recuar no seu palno de recuperar seu pai.
O plano tem tudo para correr bem, Cara parece uma ótima líder, mas após chegar à Cidadela, mas ela é precipitada e apressada, deixando suas emoções toldarem o seu julgamento e precipitarem o seu plano para o abismo se deixando manipular pelos sentimentos e colocando a vida de todos em risco.

O plano de Cara começa a correr mal quando Stephen, que havia recebido um tiro de John a fim de ludibriar Jedekiah das suspeitas de colaboração do sobrinho com os Seres, caem por terra ao perceber logo cedo qual o real interesse de Cara e John por Errol, invadir a Cidadela. Com isso ele dá sedativos a Stephen para impedir que este avise Cara da contra emboscada da Ultra.
Cara quer salvar todos e não admite que mais ninguém sofra nas mãos da Ultra, mesmo que isso signifique sacrificar todos os que foram com ela ajudar a libertar os prisioneiros, especificamente uma garotinha jovem, quase adolescente.
Jedekiah aparece bem na hora que Cara está com a menina em suas mãos e um confronto imediato ocorre entre eles os dois, acabando com Errol levando um tiro. Para sorte da nova líder, Stephen havia conseguido avisar John a tempo e o mesmo aparece para salvar ela
A frase que mais marcou essa cena foi uma em que Jed diz algo assim para John: "Agora entendo que este não foi seu plano, você nunca seria imprudente porque é um verdadeiro líder e não um homem de obedecer ordens."

Sempre considerei Cara como co-piloto, ela ajuda nos planos e no contato principal com os outros Seres, com a sua maternidade, mas John é quem comanda, quem pensa com racionalidade, quem toma as decisões medindo todas as consequências, o verdadeiro piloto.
E isso se mostra quando Cara pensa em se vingar de Jedekiah, querendo entregar Morgan à Ultra como payback contra o que Jedekiah fez, sabendo que a garota é o ponto fraco do homem, mas John é taxativo e diz outra frase de impacto nesse episódio: "Look at her Cara, if you can't see she's one of us then you are lost as a lider and we are lost as people."
O que faz Cara dar as costas furiosa e desistir do fightback.

O capítulo termina com mais um contraste no cuotidiano normal de Stephen e descobre que o novo namorado da mãe passou a frequentar a casa mais vezes, mas algo de estranho acontece quando Steph tenta aceder aos pensamentos de Peter na tentativa de descobrir quais as reais intenções do homem para com a sua mãe, não obtendo qualquer sucesso e o colocando desconfiado sobre a verdadeira "essência" do homem. No entanto eu acredito que isso seja um efeito colateral do que quer que Jedekiah tenha dado a Steph quando o sedou. Apenas um novo episódio pode confirmar isso.












Sofia Sampaio
Sofia SampaioGeminiana de 22 anos. Extrovertida, faladora, lunática, principalmente lunática. Aficionada por séries, sonha um dia cursar cinema e ter um futuro como Realizadora, Produtora ou algo do tipo. ^_^
Me siga por aí: AboutMe.