10 de fev. de 2014

The Walking Dead - 4x05 • Internment | 4x06 • Live Bait | 4x07 • Dead Weight
Bárbara Sobral10 de fev. de 2014



You can't think forever..


Está aí, concordo totalmente com você, Senhor Governador. Vocês não podem pensar para sempre, roteiristas. Nem você, Bárbara, resenhista de The Walking Dead que está há, quase, dois meses para fazer essas resenhas sobre os últimos 4 episódios dessa temporada, mas fica enrolando, enrolando, enrolando, por um simples motivo: Como falar de dois episódios que você odiou mortalmente? Terei que aprender a fazer isso.

É fácil falar sobre o que não gostamos, o difícil é desenvolver argumentos plausíveis que afirmam esse ponto de vista sem soar repetitivo, mesquinho e cansativo. O que aconteceu nesses três últimos episódios de The Walking Dead, ressalvando o 4x05 em alguns pontos, é que está exatamente isso: cansativo e repetitivo. É como se os roteiristas, querendo prolongar a série, não sabem mais sobre o que tratar e empurram miseravelmente três episódios, que podiam ser geniais, apenas para criar tensão, suspense e comoção na Season Finale. Como escritora, assisti aos episódios 4x06 e 4x07 criando em minha mente roteiros alternativos que iriam ser muito mais interessantes do que os episódios apresentados, talvez esteja sendo arrogante ao dizer isso, mas o que posso fazer se minha mente está sempre em atividade e quando algo me desagrada eu tento consertar, mesmo que seja mentalmente?

Bom, vamos começar por partes, como meu adorável Jack, o Estripador faria.


4x05 - Internment


Desolation of Grimes.


Seguindo o ritmo do episódio anterior, o Senhor Chocolate aka Dr. House aka Sr. Hershel continua a cuidar dos figurantes sofrendo da misteriosa praga, que obviamente não terá uma explicação tão cedo na série a não ser que é um novo problema para a turminha do Rick enfrentar. Dando sopinha, hidratando e com papos melancólicos, e o importante anuncio que todas as terças feiras o grupo terá o dia da macarronada - YAAAAAY! - assim que encontrarem macarrão - Ahhh! - Hershel vem se destacando com sua simpatia, carisma e determinação. Ele é idoso e não tem uma perna, o que o invalidaria de qualquer importância ao grupo, mas desde a sua chegada a série, ele tem se mostrado uma grande mente ao grupo e um ombro amigo a Rick. Com seu conhecimento, bom coração e sabedoria, Hershel mostra em seus pequenos atos que mesmo com tudo perdido, sem esperanças e provavelmente, com um fim eminente a qualquer segundo, precisamos lutar por aquilo que acreditamos sempre. Mesmo que seja em ter um futuro ou em salvar um bando de figurantes doentes que irão morrer de qualquer jeito nas mãos dos zumbis aleatórios. Ele é o verdadeiro guerreiro da série. Não precisa de armas para vencer o inimigo e sim, suas palavras, esperanças e coragem peculiar. 



No lado Girl Power da série, Maggie precisa de lexotan. Coitada da filha do Hershel! O pai se enfia no pavilhão que tem TODOS os doentes pela nova praga, não aceita ajuda da filha, o amor de sua vida aka Jackie Chan aka Cota Oriental aka Glenn está com a praga, tossindo feito um tuberculoso e podendo virar um zumbi de 'Thriller' a qualquer instante - e tem a sua irmã, Taylor Swift cuidando de todas as crianças, mas isso não é importante. Ela ainda tem tempo de tomar conta de uma prisão inteira, enquanto observa a cerca que protege o lar de sua família e grupo começar a ceder e ainda arruma tempo para conseguir aconselhar Rick sobre o que fazer quanto ao assassino de Karen e o figurante.  



Rick, o andarilho, teve que fazer seu papel de líder da tribo levando A Rainha do Fogo aka Dracarys aka Carol Targaryen para uma busca por itens e por si mesma. Preciso dizer que essas cenas foram as melhores da série até hoje. A aparição do casal, sendo um reforço para as atitudes impulsivas e descuidadas de Carol, apenas reforçando o que Rick precisava saber sobre a antiga aliada. Seu modo cuidadoso de lidar com a situação da melhor maneira possível tanto para Carol, quanto para o grupo, me emocionou. Para mim, foi um dos melhores embates e diálogos da série - e também uma das decisões mais difíceis de Rick. No lugar dele, não teria feito diferente. Concordei cegamente com seu ato, mesmo desconfiando que isso lhe causará consequências, começando com a reação de Daryl ao descobrir o que ele fez. Espero, que não distorcem a personalidade de Daryl o colocando revoltadinho pela atitude de Rick, ele fez isso por um motivo forte, sem exageros. Ele pensou no bem maior, e como ele mesmo disse, não existe confiança mais entre ele e Carol, haveria com o resto do grupo? De modo algum. 



O episódio chegou ao ápice quando no pavilhão do Seattle Grace aka pavilhão dos figurantes com a praga quando uma morta, não descartada por falta de tempo, volta como zumbi e começa a plantar o terror lá dentro, transformando o pessoal, causando o caos e deixando o Senhor Chocolate completamente ferrado - insira aqui um palavrão de sua apreciação. O coitado teve que se virar como podia para salvar a si e a quem estava vivo. Sem a ajuda de ninguém, Hershel teve que se virar, enquanto Glen morria no próprio sangue. Maggie tentou ajudar, mas conseguiu fazer sua aparição a tempo para salvar o amado. Do lado de fora do pavilhão do terror, os zumbis começaram sua própria rebelião sendo contida por um Carl e um wild Rick que surgiu. Tudo ficou bem. Alguns mortos, alguns sustos, uma Lizzie louca desvairada, mas com um pouco de terapia, tudo pode se ajeitar. 


4x06 - Live Bait

I see fire



Agora vai começar a sessão ódio gratuito, então se você não está preparado para ler a minha opinião, pode clicar ali no cantinho. É, naquele botãozinho vermelho de fechar. Agora se você é evoluído o suficiente para ler a opinião do próximo, foco aqui, seu lindo.

Como esperei por esse episódio, no qual teríamos o seu, o meu, o nosso amado Governador como foco central por 42 minutos redondinho. Na minha imaginação fértil, tinha várias ideias de como esse episódio poderia ser o melhor de todas as temporadas. Ele é um personagem tão rico, sendo interpretado por um ótimo ator, definitivamente, teríamos cenas memoráveis para a temporada. Tirando essa cena do gif acima, não tivemos mais nenhuma cena memorável. SEM EXAGERO. Que episódio mais chato, sem propósito, estupido, cansativo e irritante. Não me serviu de absolutamente nada. Nem para incluir mitologia a série, para apresentar melhor o personagem enigmatico do Governador ou para apresentar os novos personagens. O governador é uma imagem, é uma plataforma para série. Quando se pensa num vilão em The Walking Dead, pensamos no Governador, não no Zumbi. Desejamos conhecer o Governador humano, e conhecemos apenas mais uma de suas camadas manipuladoras, persuasivas e duvidosas.

Derrapando entre a verdade e um personagem manipulador para conseguir tudo que deseja, o Ermitão Governador consegue abrigo após a derrota de Woodbury. Esse episódio foi em paralelo com os anteriores, mostrando que enquanto o pessoal da prisão vivia um inferno interno, o Governador vivia um inferno interno e externo, tentando sobreviver no meio do nada, encontrando uma nova base para se restabelecer, dominar e crescer. Sabe se lá quanto tempo se passou, mas o Governador ficou acabado. Barbudo, cansado e magro, parecia um sábio que saiu da caverna tentando encontrar seguidores. E encontrou. Uma família de quatro pobre coitados que o recebem de braços abertos como uma tipica família grega. No meio do apocalipse. Sua família recebe de bom grado um cara barbudo, monossilabico e estranhamente perturbador. Encontre o erro. Achou? Já sabe o que NÃO fazer num apocalipse, não é? Ótimo, Rick fica orgulhoso.

Tudo bem, perdoamos essa pequena falha. O episódio precisa andar, personagens precisam ser apresentados, mesmo que com facetas estupidas e ingenuas - coisa que em The Walking Dead se mostra muito. Enfim, isso tinha uns 10 minutos de episódio e eu já queria que terminasse. Sério, que sequencia de cenas mais sem sentido e necessidade? Ele recebendo comida, pela primeira vez há semanas e jogando pela janela. Sem motivo aparente, ele decidi ajudar a família, vai buscar oxigênio para o idoso moribundo, faz tudo no esquema, sem chamar atenção e de repente, bate uma leseira, ele derruba tudo, é atacado por uma manada de zumbis e SAI ILESO. E ele omitindo que depois de mortos, eles voltam como zumbis? A mulher mal o conheceu e se entrega a ele COM A FILHA AO LADO! Com a filha ao lado! Tudo bem, ela pode não ver um homem que não babe, coma carne humana, que não esteja morto - ou quase - há um bom tempo, mas não tinha como ela segurar a libido por pelo menos mais um episódio? Tudo bem, estamos falando do David Morrissey, mas mesmo assim, né? Foco, moça. Foco.

Esse episódio teve dois propósitos: mostrar a trajetória do Governador após as suas perdas, seu declínio e crescimento após tudo que aconteceu em Woodbury e mostrar o lado humano desse icônico personagem. Não deu certo. Em nenhum dos lados. Infelizmente, um episódio que tinha tudo para ser brilhante, foi um desperdiço de tempo e frustrante. Frustrante, pois desperdiçaram 42 minutos da minha vida para acrescentar nada que eu já não sabia. Frustrante, pois desperdiçaram 42 minutos de APENAS GOVERNADOR para não mostrar O governador. Foi um episódio distorcido, estranho e errado. Não funcionou para mim. Em vez de Live Bait esse episódio deveria ser chamado de 'Aquele que podia ser o melhor episódio de The Walking Dead, mas não ...' 'Internment' foi muito bom, com aquele final, pensei em explosões, reviravoltas, movimento e corações na boca no próximo episódio, mas não. Infelizmente, a série não continuou com o ritmo ótimo que estava a ter em apresentar um plot, concluir um e puxar outro. Novamente, voltamos àquela fase que The Walking Dead sempre passa, no qual os episódios ganham uma velocidade de lesma, caminham lentamente nos plots centrais, apresentam personagens desnecessários, que te faz entrar em coma de tédio com diálogos e enredos que serão esquecidos nos próximos 5 minutos após o fim do episódio, quase parando, quando o episódio concluí você se pergunta: Porque diabos eu assisto isso mesmo? Ah, por causa disso, daquilo, daquele personagem, mas ... como aquilo, se tornou isso?
Sério, para que enrolar em episódios, quando tudo é perfeito, quando se é direto?
Eu podia ter vivido sem ter visto esse episódio ...

4x07 - Dead Weight
Rose, your bitch!
... E sem esse episódio também.

Não sou obrigada a essa atrocidade. 

A linha temporal de Dead Weight se encontra com Internment, e é aí meus caros Walkers que acreditamos que finalmente iremos ver o grande embate entre o Senhor Andarilho e o Pirata, mas ...

>Só Jesus explica o que está passando na cabeça desses roteiristas. Talvez, nem ele.
Claro que sabemos que esse embate entre o protagonista e seu nemesis irá ocorrer mais cedo ou mais tarde, pelo caminhar dos episódios, bem tarde, mas essa demora para esse encontro proibido não está aumentando a ansiedade dos telespectadores, está nos irritando, ok? Sim, irritando, frustrando. Parece que estamos sendo enganados, com enredos e personagens desnecessários apenas para prolongar algo que não precisa dessa expectativa.

Não consigo sentir pena das pessoas que abrigaram o Governador e o vem como um líder, um membro de sua família. Eles abrigaram um desconhecido de bom coração, o que é apreciável, mas idiota no mundo que eles vivem agora. Eles não tem a menor ideia de quem esse homem é, e esse episódio, mostra exatamente isso. Na primeira oportunidade que o Governador tem, do declínio, ele se permite crescer e reconquistar a sua posição de líder de direito. Ele mata cada um dos líderes de seu novo grupo, ninguém desconfia das mortes, pelo contrário, agem como se fosse algo esperado, assim, sendo visto como um mártir pelo seu comportamento exemplar, o grupo o nomeia novo líder. Que doce, não acha, Governador? Tudo que você queria. Um novo grupo, um tanque de guerra e uma mira para ataque: a prisão. Vingativo e amargurado, ele coloca o seu plano em prática. Por algum motivo, ele conta uma história bonita ao grupo ao qual ele e sua nova família Do Re Mi se encontram, todos acreditam que as pessoas que se encontram naquela prisão são pessoas horríveis, e que o Governador tem razão, eles precisam ser destruídos PARA ELES terem a prisão. Matar pessoas horríveis, se transformando em assassinos. Well, isso faz muito sentido, walkers. Ninguém o questiona, todos concordam com ele.
E é aí que tudo entra em conflito para mim.
Ele podia ter sua salvação. Ele podia muito bem ser um líder de um novo grupo, ter uma família para si, algo que ele sempre almejou depois da perda de sua própria família e podia seguir em frente, reconstruir Woodbury, conseguir outra prisão ou sei lá, sair louco ermitão pelas florestas, mas não. Ele é vingativo, ele quer o que Rick tirou de si. Sua honra.

Entre alguns diálogos emocionais, o Governador tendo que escolher caminhos incertos e perigosos, apresentações derrapantes - e algumas desnecessárias - de vários personagens e algumas mortes bem executadas, Dead Weight foi muito melhor que Live Bait, mas ainda continua no marasmo de muito sentimentalismo, promessas e pouca ação e continuidade. Ao fim do episódio, somos prometidos ao embate entre o Governador, Rick e seus grupos, como é Season Finale, podemos esperar de tudo.
Entretanto, garanto que não irei ficar com tanta expectativa quanto à esse episódio graças aos últimos que realmente me chatearam e frustaram ao ponto de querer dar uma pausa na série, mas como disse, próximo episódio é Season Finale, acho que posso aguentar mais alguns 42 minutos e torcer para ser surpreendida.     

Sobre:
Bárbara Herdy Escritora, publicada no site da Amazon/Kobo, professora, poliglota, Companion, Slytherin, Hobbit, Targaryen, Ms.Holmes e é casada com Mr.Darcy. Bang, that's me, mates. Me siga no twitter @MsBarbieHerdy