10 de fev. de 2014

Filme | Operação Sombra - Jack Ryan
Helena Souza10 de fev. de 2014

Um filme sobre terrorismo. Terrorismo econômico..

Ano: 2014
Classificação: 14 anos.
Atores principais: Chris Pine, Kevin Costner e Keira Knightley.
Sinopse: Jack Ryan estudava em Londres quando o World Trade Center desabou devido a um ataque terrorista ocorrido em 11 de setembro de 2001. Servindo o exército americano, ele participa da Guerra do Afeganistão e lá sofre um sério acidente na coluna. Durante a recuperação no hospital ele conhece a doutora Cathy, por quem se apaixona. É neste período que ele recebe a visita de Thomas Harper, que trabalha para um órgão de defesa estadunidense estritamente sigiloso e recomenda que Ryan retorne ao doutorado em economia. Ele segue o conselho e, a partir de então, passa a trabalhar às escondidas para o governo, sem que nem mesmo Cathy saiba. Em meio às investigações, Jack descobre um complô orquestrado na Rússia, que pode instalar o caos financeiro nos Estados Unidos. Com isso, ele viaja a Moscou com o objetivo de investigar Viktor Cheverin, o líder da operação.

Curiosidades:
  • Este é o primeiro filme sobre Jack Ryan que é feito a partir de um roteiro original.
  • A princípio, o roteiro deste filme foi feito para ser outro e com outro protagonista, porém, a Paramount pediu para que a história fosse adaptada para o herói Jack Ryan.
  • Tom Clancy, o criador de Jack Ryan, faleceu meses antes do filme ser lançado.

           Antes de começar a escrever este texto, fui procurar saber o que as outras pessoas que assistiram esse filme acharam também, apenas para comparar opiniões. Observei a que uma boa quantidade não gostou do filme. Realmente, o roteiro não é o melhor e o filme seguiu o mesmo ritmo que os do tipo, mas mais abaixo direi o motivo de eu ter gostado do filme. Operação Sombra começa mostrando como que Jack Ryan foi parar nesse órgão super secreto do governo do EUA (quem realmente acreditou que era a CIA?). Antes de eu começar a falar sobre o filme, quero tirar um espaço especial para falar de Cathy.
           Eu sou uma pessoa difícil de gostar da 'mocinha', do amor eterno que o protagonista tem por ela, da personagem que os roteiristas deixam na cara desde o começo de que ela é o que mantém o herói em seu foco. Agora imaginem como eu me senti com essa personagem que carrega essas mesmas características mas que ainda acrescenta o fato de que foi mal construída. Sim, na minha opinião desperdiçaram a Keira, colocando ela com uma personagem indecisa e chata. Primeiro é mostrado que Jack queria há tempos casar-se com ela, mas a mulher sempre enrolou ele (apesar de ter dito sim) e depois ela ainda quer tirar satisfação de que ainda não casaram. Houve uma hora em que Jack teve de ir para Moscou, para  investigar as transações russas, ela foi para Paris onde ficou combinado de ele ir após terminar a "auditoria", mas então Cathy começa a achar que ele está traindo ela (ainda mais depois da cena do bilhete de cinema) e vai fazer uma 'surpresa' para ele em Moscou, além de quase ter a certeza de que ele a está traindo, ela ainda acha uma arma no quarto dele. O que ele fala? "Sou da CIA", me digam mulheres, vocês realmente acreditariam nisso falado pela primeira vez? Ainda mais com vocês achando que estão sendo traídas? Pois bem, Cathy acreditou. Para uma personagem que ela estava se mostrando ser, eu achei um pouco desconexa essa reação. Cathy acreditou sem pestanejar. Eu definitivamente achei que Keira foi desperdiçada com essa mocinha ruim.
           O ritmo deste filme é rápido, em poucos minutos eles mostram o que aconteceu com Jack Ryan até o momento em que ele descobre o sobre as contas russas, inclusive o que fez ele querer entrar para o exército quando era apenas um estudante de economia. O terrorismo mostrado no filme não é daquele que estamos acostumados, não há inúmeras cenas de tiros e explosão há apenas uma (duas, se você quiser contar a que fez com que Jack saísse do exército), o que é mostrado é um outro tipo tão perigoso quanto: o econômico. E foi a genialidade do plano russo que me fez gostar do filme. O sistema em que mundo funciona é muito delicado, pode parecer algo forte, mas o capitalismo é como se fosse uma grande máquina que se você retirar apenas um pequeno parafuso, ela se desmonta toda. Então a Rússia decide retirar este parafuso. O plano dela (mais tarde descoberto por Jack e uma pequena contribuição para sua esposa) era de explodir um dos prédio de Wall Street - coração financeiro do mundo -, fazendo com que milhões de dólares fossem perdidos nas transações e compras/vendas perdidas, isso desvalorizaria o dólar em uma maneira imaginável, fazendo com que o EUA quebrasse. Mas ela também não se quebraria? Sim, quebraria, mas a Rússia tem petróleo, se reergueria em um instante e seria a nova potência mundial. Plano engenhoso, certo? Sim, e é isso que Jack ai descobrindo aos poucos.
           A partir do momento em que é dito que ele passou a ser um Agente Operacional, vimos que não apenas é possível combater com armas, mas sim também com tecnologia. Eles conseguem entrar na sala do organizador do plano "diabólico" (até porque, o mandante era o governo russo) e retirar todas as informações necessárias para descobrir em qual lugar será colocado a bomba e em que dia/horário. Como todo filme do gênero, não pode faltar a cena de perseguição, após descobrir que seria no dia seguinte o atentado, Cathy é raptada pelos russos e Jack faz de tudo para salva-la, o que consegue fazer. Já em NYC, Jack tem a função de descobrir como a bomba vai chegar, eles até o momento já descobriram o prédio e que o filho do organizador está vivo e que ele era o agente infiltrado no país (EUA) que tinha a missão de completar o atentado. Depois de mais uma cena de perseguição e de socos dados na água, Jack consegue retirar a van com explosivos e manda-la - junto com o cara dentro - para o rio, onde ela explodiu sem que houvesse a morte de inocentes.
           Não é mostrada mais cenas importantes com a Cathy, apenas que Jack que no principio do filme queria ser notado pelo Capitão (se eu não me engano) e ao final, conseguiu um encontro com o presidente de seu país.
           Como puderam perceber, este filme ao mesmo tempo em que é comum, é diferente. Se quiserem saber direito como esse Jack Ryan "independente de livro" é, ainda tem tempo de assistir, ele estreou na sexta (7/02) nos cinemas.


Sobre:
Helena Aquela garota que ama conversar sobre séries. Sério. E ela tem a incrível habilidade de criar as mais loucas teorias quando se envolve com alguma delas. As primeiras séries que assistiu foram Xena e Caçadora de Relíquias na Record aos 10 anos e desde então sua watchlist apenas aumenta. Banco de Séries e Twitter.