20 de out. de 2013

Reign - 1x01 • Pilot
Helena Souza20 de out. de 2013


Fãs de Teen Wolf, venham ver Cora versão Monarca..

           Uma coisa que vocês precisam saber de mim (ou não): eu sou apaixonada por história. Então, é de se imaginar a minha alegria quando vi que em 2013 ia passar duas séries que tem como tema um dos assuntos que mais me agrada nesse assunto - monarquia antiga -, elas me fazem estudar mais sobre a época em que se passam, a não me contentar com somente o que mostram, mas sim com o que de fato aconteceu.
           Primeiro, The White Queen, essa mini-série britânica que passou no meio ano foi um grande amor para mim. Ela retratou a briga pelo trono entre os Lancaster, York, e Tudor como o grande vencedor, a conhecida Guerra das Rosas. Quem assistiu essa série sabe do que estou falando, estou falando de perfeição. E quando TWQ acabou, eu mal conseguia esperar pela próxima: Reign. Reign vai mostrar a história de Mary Stuart, rainha da Escócia.

E qual a relação da história de Reign com a de TWQ?
Quando o pilot finalmente foi lançado, eu fui ter uma base sobre quem foi Mary Stuart. E descobri que ela é bisneta de Elizabeth, a Lizzie na série, mulher de Henry Tudor, o primeiro rei da dinastia Tudor. Ok, é um pouco longa a ligação, mas há pelo menos alguma. O que já me deixa contente ao ver essa 'linha do tempo'.


           Antes de começar, já quero deixar explícito o meu amor pelos acessórios que Mary Stuart usou na cabeça durante o episódio inteiro. Um mais lindo do que o outro.
           Reign começa com Mary já indo para seu destino: o trono da Escócia. Ela, aos 15 anos vai de encontro com seu noivo (desde sempre), Francis, um ano mais novo do que ela. E bom, para quem estava com saudades de Susana, do filme Crônicas de Nárnia, aqui vai uma boa notícia: ela se chama agora Lola e é uma das amigas de infância de Mary. Não sei se será por muito tempo, mas...
           E sim, shippei loucamente Francis e Mary desde o momento em que eles se reencontraram. E sei que a maioria fez isso. A parte ruim de uma série ser baseada em fatos reais é que você já sabe o que vai acontecer com os personagens. E temo pelo Francis, assim como aquele "cara da visão" disse também. Mas shippei também Mary com Sebastian.
           Li que Catherine era 'conhecida' por usar venenos para eliminar quem ela quisesse. Isso me fez questionar se fora a mando dela a comida envenenada no convento que seria para Mary, já que ela foi capaz de forçar uma situação entre Colin e a futura rainha, para que Mary não pudesse se casar com Francis. E quem será a garota que observa e protege Mary? Por que ela faz isso?
           Como não já amar Mary Stuart? A garota me conquistou desde a primeira cena dela, a que joga futebol com as freiras. A futura rainha se mostra comunicativa, sincera e alegre. Diferente das que normalmente eu vejo em séries e filmes. Como não rir quando a menina se junta com as amigas e dançam juntas no casamento da irmã de Francis? Ok, li alguns falando que pareceu um pouco forçada essa cena. A minha opinião é que ela serviu para mostrar a personalidade de Mary, que era diferente da que geralmente é vista. Eu gostei. Sendo forçada ou não.
           Voltando para o assunto Colin, eu não entendi aquela revolta de Lola para cima de Mary, a história estava explicada entre elas e até mesmo Colin admitiu, então por que a morte dele ainda seria culpa da principal? Não achei válido o motivo. E quanto ao Francis, toda aquela conversa de alianças entre governos e amor apenas serviu para eu ficar mais interessada entre o que aconteceria entre Mary e Sebastian. Falo mesmo.
           E nessa altura da série (sim, sei que estamos no piloto ainda) eu já quero que Reign seja aquelas séries que são somente baseadas em fatos reais e que não que contem de maneira correta exatamente tudo o que aconteceu. Ai, são tantos sentimentos para um episódio só! Reign me surpreendeu e não me desapontou.

E no fim, temos os mesmos clichês de sempre: o amor 'impossível' (Francis) e o amor proibido (Bash).
Por enquanto sou Team Bash. Apesar de estar morrendo de amores pelos dois ships.
Ps: O rei Henry II e sua amante (e amor verdadeiro) Diane nunca tiveram filhos. Gostei de eles terem colocado Sebastian como filho deles. Toda séries teen precisa de um triângulo amoroso, só espero que esse não me enjoe igual a maioria.

Sobre:
Helena Aquela garota que ama conversar sobre séries. Sério. E ela tem a incrível habilidade de criar as mais loucas teorias quando se envolve com alguma delas. As primeiras séries que assistiu foram Xena e Caçadora de Relíquias na Record aos 10 anos e desde então sua watchlist apenas aumenta. Banco de Séries e Twitter.
Tags: ,